quarta-feira, 31 de agosto de 2011

USO CRIATIVO DA INTERNET COMO FACILITADOR DA GESTÃO DE CONHECIMENTO

Criatividade na Internet
 Cátia Mara Kíster
         


Para Silva (2002, p.103), a internet é uma grande insurreição devido a tantos diferenciais que nos oferece. Do ponto de vista da criatividade, há alguns rompimentos de padrões, em vias de melhor aproveitamento, dado seu potencial. Quando dispúnhamos apenas da comunicação verbal, como meio de distribuição da informação, que ainda ocorre em algumas comunidades, o suporte limitador estava no “único dia da semana” de encontro das pessoas. Domingo era o dia de colocar as novidades em dia, após os encontros religiosos. Depois vieram os cartazes. Embora pequenos, davam as notícias de nascimento, morte, casamento, festas que estavam ocorrendo. Em Veneza, ainda pode-se encontrar cartazes nas esquinas com essas noticias. Elas passaram a correr mais rapidamente, em função da mudança do suporte da comunicação. Então chegaram os jornais, que nos trouxeram muito mais informações e notícias. Limitados pelo “suporte do papel”, cresceram aos limites dos domingos, cujo peso em quilos apresentava-se como o limite desse tipo de suporte para a comunicação. Vieram as rádios, que também tinham um suporte, neste caso, muito  limitado: o tempo.
       Chegamos então a fotografia e à televisão. A fotografia, adicionada aos jornais, libertou os textos, acrescentando imagens representativas. E a televisão acrescentou imagens em movimento, coloridas, internacionais, “on-line”, limitado ao suporte “dela”, isto é, à grade do tempo da programação.  Até aí os suportes dos devidos meios de comunicação eram deles. Tempo, volume de papel, dia de encontro na vila, cada um continha o seu, ao qual nos submetíamos. Com o advento da internet, a mudança chegou de maneira revolucionária. Os suportes militantes saíram das mídias e passaram para o domínio (ou seria desgoverno?) do internauta. Se antes esses suportes represavam a quantidade, tipo, forma e características pelos respectivos escritores, preferências de fotógrafos, de direcionamento de câmeras e editores, na internet todas as barragens foram rompidas e as usinas geradoras saíram da influência das centrais de edição para qualquer ponto do mundo, como,  por exemplo, nos blog’s onde todos podem ser escritores, expositores de cenas e editores sob sua perspectiva. Segundo Lévy (2001, p.70), atualmente, nós somos o suporte que reprime tecnicamente o volume de informações, notícias, pesquisas, buscas e outras ações, através do nosso limite de tempo.
          O tempo continua ocorrendo à velocidade de 24 horas por dia e nossa capacidade de ler mantém-se na mesma quantidade de linhas por hora. Alguns sites de busca expõem essa característica, perguntando ao pesquisador , “quanto tempo deseja que o sistema busque respostas?” Algumas buscas oferecem em torno de alguns milhões de respostas, frente a uma palavra. Mesmo com grandes refinações nas buscas, a quantidade oferecida é muito grande. Além do mais, muitos deles nos conduzem para aspectos que nem estávamos imaginando nas nossas considerações iniciais e que nos desperta curiosidade e desenvolve a criatividade do profissional.  Descobrimos que não vamos conseguir olhar tudo, ainda que superficialmente. Se a busca for global, várias línguas, pelo tempo máximo que os vários sistemas nos oferece, com muita rapidez. Poder-se-á encontrar maiores dificuldades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário