sábado, 17 de setembro de 2011

A EAD E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES


Os profissionais em atuação, na Educação a Distância para Formação de Professores estão construindo suas concepções e seus valores na prática. É, sobretudo através do fazer, muitas vezes sem referências anteriores, que os professores refletem sobre o que é atuar em educação à distância. Nesse movimento de reflexão sobre a prática pedagógica em EaD, levantamos alguns aspectos que, ao serem analisados e discutidos, poderão contribuir para a efetivação de uma prática educacional transformadora :

- ruptura com o modelo tradicional de educação: a atividade docente está fortemente arraigada ao modelo “aula expositiva”, no qual o professor, detentor do saber, apresenta as “verdades incontestáveis” aos alunos. Na EaD, é essencial a reflexão sobre conceitos como parceria, autoria, autonomia, pois são ocorrências inerentes ao próprio ambiente ; professor mediador, parceiro na aprendizagem: o “detentor do saber” tem seus dias contados. As tecnologias da informação permitem que qualquer pessoa tenha acesso a bancos de dados, instituições e profissionais em qualquer lugar do planeta. Não há mais a hierarquia rígida na construção do conhecimento, nem a linearidade que havia nesse processo. O papel de professor é o do mediador, é o daquele que auxilia o aluno (e a si próprio!) a explorar as suas potencialidades e a ultrapassar os seus limites;

- quebra de resistência: o uso da tecnologia “força” a quebra de resistências (resistência a posturas há muito estabelecidas e a formas de trabalhar “consagrada”) e a quebra do medo pelo novo ou desconhecido. É preciso “enfrentar” esta nova situação, pois a disseminação e o uso das tecnologias de informação já fazem parte do cotidiano da educação;

- novas relações de trabalho: tempo e espaço, em EaD, são ampliados,não têm limites fixos. E o trabalho do professor? Como estabelecê-lo, quantificá-lo com justiça, já que impera a cultura do presencial na maior parte das instituições educacionais? Escrever sobre EaD, é refletir sobre a construção e reconstrução da aprendizagem virtual. Acertos e erros, planejamento e replanejamento, desafios e conquistas fazem parte nossa prática diária. Podemos ousar defender que a formação de professores em ambientes virtuais facilitaria o uso da tecnologia por parte desses mesmos professores nos programas presenciais, permitindo a expansão dos espaços de aprendizagem, a ampliação de horizontes internos e externos, o estabelecimento de novas relações professor-aluno e a revisão das metodologias conservadoras usadas no presencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário