sábado, 17 de setembro de 2011

ESPAÇOS VIRTUAIS


            Os espaços virtuais exigem certo domínio da escrita, já que as expressões corporal e facial não são usadas. É na escrita, então, que cada um se revela e expõe suas ideias, sentimentos e emoções, possibilitando a formação de elos afetivos e de grupos colaborativos. A troca de mensagens requer cuidado com a qualidade do texto, que precisa ser objetivo e ao mesmo tempo motivador, evitando-se interpretações desnecessárias.           Há a necessidade da organização de uma linguagem própria para os espaços virtuais. Outras características e contribuições da EaD, estão na questão do tempo e da autonomia. Este é um ponto muito importante, pois se percebe que a maioria das pessoas crê no mito de que educação a distância “se encaixa” em qualquer espaço do dia. Há uma crença nas “facilidades” proporcionadas pelo virtual, o que significa quehá um equívoco no dimensionamento da atividade. A partir dessa falsa ideia, quando muitos participantes em um curso a distância, encontram dificuldades para equacionar o tempo necessário e para a realização dos trabalhos. Por vezes, o resultado dessa falta de organização leva ao descumprimento das responsabilidades exigidas, levando ao acúmulo de trabalhos e à evasão em grande número. A disponibilidade de tempo e atenção nos cursos virtuais, diz respeito aos alunos e também ao professor, na EaD a atenção é individualizada por parte do professor e monitor. Tudo fica registrado na memória do computador e podemos traçar um mapa de dificuldades, avanços e tempo despendido pelos alunos.Por outro lado o contexto dos cursos em EaD desenvolve a autonomia dos alunos na organização da sua aprendizagem, pois quanto tempo é necessário para um tipo de atividade. No ambiente virtual cada um constrói seu próprio percurso de aprendizagem. Não há como impor um tempo único para todos os alunos, e o respeito à individualidade é um pressuposto importante para o acompanhamento das atividades.

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