Cátia Kíster
Sabemos que todas as experiências vividas são de enorme grandiosidade,. Incentivada por um curso que estou realizando em EAD fui desafiada a acompanhar e comentar alguns blogs sobre EAD. Foi uma tarefa diferente que me fez pensar o quando essa ferramenta nos faz interagir e gerar conhecimentos partilhados. Em um dos blogs que acompanhei o www.anabeatrizgomes.blogspot.com, senti um respeito muito grande pelo assunto e participei de debates relacionados à Conferência realizada por Pierre Lévy no 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Informação em dezembro de 2010, está disponível no canal de vídeos do Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHTE), do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As séries de vídeos reproduzem na íntegra a conferência "Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente" (From the opaque to the transparent hypertext). Segundo as informações dos organizadores do evento, "esta iniciativa é um esforço conjunto dos pesquisadores, produtores e organizadores do evento para estimular a divulgação da produção científica na internet, além de garantir o acesso livre e maior alcance a este tipo de produção". Ela disponibilizou um acesso a um vídeo maravilhoso. Um vídeo de um dos maiores incentivadores das novas tecnologias dentro da sociedade do conhecimento que é Lévy, eu não me canso de ouvi-lo falar e de ler seus livros e artigos. Ele é brilhante em suas colocações e nos auxilia a desvendar o universo das tecnologias frente à educação e a vida. Acredito que a educação esta sendo repesada com essa forma de pensar em educação de Lévy. Outra participação neste blog foi sobre TUTORIA E INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, a postagem feita pela Ana foi direcionado sobre uma reflexão sobre o papel deste mediador frente à ação da aprendizagem O sistema Tutorial é composto pela atuação de profissionais, organizados em procedimentos administrativos, pedagógicos e comunicacionais. Os tutores têm função de mediação pedagógica no processo educativo em desenvolvimento as funções dos tutores variam conforme o desenho pedagógico do projeto em Ead, devendo estar em consonância com ele. O tutor tem como principal função a pedagógica, no sentido de que busca o desenvolvimento de estratégias de ensino, buscando auxiliar o aluno a desenvolver e alcançar os objetivos da aprendizagem proposta. Tem função mediadora, motivacional, avaliativa, tendo papel de interlocutor, penso que é um dos caminhos, mas certo que o EAD pode salientar e reforçar. Acredito que é uma segurança para o aluno ter uma pessoa presente auxiliando nos seu desafio diário.
O segundo Blog participativo foi www.educacaoadistancia.blog.br, interagindo com comentário sobre o evento I Seminário Nacional de Tutores de EaD o que pareceu adequado a nosso atual contexto. O texto fez uma abordagem sobre a necessidade de debater sobre essa nova ferramenta na área da educação. O surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação deu um novo impulso à educação a distância, fazendo aparecer, através da Internet, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento. A educação à distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai cedendo lugar para fontes eletrônicas digitais de informação, trazendo possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. Neste novo cenário, os papéis tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser mais bem compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. A educação a distância via Internet redefine substancialmente o papel do professor que agora assume posição diferenciada daquela conhecida historicamente. A tutoria é necessária para orientar, dirigir e supervisionar o ensino-aprendizagem. Ao estabelecer o contato com o aluno, o tutor complementa sua tarefa docente transmitida através do material didático, dos grupos de discussão, listas, correio-eletrônico, chats e de outros mecanismos de comunicação. Assim, torna-se possível traçar um perfil completo do aluno: por via do trabalho que ele desenvolve, do seu interesse pelo curso e da aplicação do conhecimento pós-curso. O apoio tutorial realiza, portanto, a intercomunicação dos elementos (professor-tutor-aluno) que intervêm no sistema e os reúne em uma função tríplice: orientação, docência e avaliação. Assim como as novas tecnologias nos impulsiona cada vez mais a uma sociedade de conhecimento a segunda abordagem neste blog foi sobre A educação a distância facilita o adulto a acessar o conhecimento, sim o adulto, pois para ingressar em um curso em formato EAD, devemos estar preparados e voltados a ideia de que somos agentes do conhecimento e que o ensino aprendizagem esta em nossas mãos. Os avanços vertiginosos da tecnologia nos trazem novos objetivos de estudo e estimula novas abordagens para melhor usar os recursos tecnológicos disponíveis no nosso ambiente de ensino-aprendizagem. Explorar um campo que apesar de estar muito em voga continua a ser inquestionavelmente um espaço onde se confrontam atitudes de resistência é um desafio que se abre para o uso da criatividade, pois a Internet ou as Tecnologias, de Informação e Comunicação na educação é hoje uma realidade por se afirmar, apenas de ter todos os indicadores para a construção da aprendizagem. O desafio do educador é sensibilizar o seu aluno da importância dessa ferramenta na geração de conhecimentos. Trabalhar com a internet como um facilitador e dinamizador da aprendizagem. Sabe-se que a importância pedagógica do acesso a ciberespaço é que os alunos aprendem fazendo, em vez de aprenderem ouvindo. A conseqüência gerada dessa postura na aprendizagem é um comprometimento maior dos alunos em gerenciar seus conhecimentos, porque a metodologia adotada propõe uma pesquisa bibliografia e de campo, tendo como ponto de partida a observação do uso desse aplicativo tecnológico como recurso pedagógico. Para concluir minha observação coloco que o Blog se utiliza de uma linguagem cotidiana, sem compromissos com textos longos, embora não sejam proibidos. Também é possível explorar a linguagem visual através das imagens, tornando seu conteúdo mais prazeroso, auxiliando no desenvolvimento de habilidades importantes como gerir o próprio recurso, administrar, gerenciar as informações contidas. Os posts podem ser comentados, com isso é possível refletir sobre as colocações feitas. Uso do computador torna possível capturar algumas características do aprendiz à distância, e analisá-las de uma maneira análoga ao comportamento de um aluno de um curso presencial. Ou seja, as tecnologias podem proporcionar ao professor mesmo à distância uma visão bem próxima ou até a mesma visão de aluno que teria um professor no ensino presencial. Mas para isto é necessária primeiramente uma mudança de paradigma. A utilização de novas ferramentas tecnológicas em educação passa por uma mudança radical nos paradigmas docentes. O professor deixa de ser o único detentor do conhecimento e passa a compartilhar de uma sociedade aprendente. A utilização de Blogs em avaliação também reflete esta nova postura dentro da sociedade do conhecimento, abrindo portas para novas conquistas, descortinando novas possibilidades.
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