segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um olhar especial para os BLOGS de EAD

Cátia Kíster
  Sabemos que todas  as experiências vividas  são de enorme grandiosidade,. Incentivada  por um curso que estou realizando em EAD fui desafiada a   acompanhar e comentar  alguns  blogs sobre EAD.  Foi uma tarefa diferente que me fez  pensar o quando essa  ferramenta nos faz interagir e gerar conhecimentos partilhados. Em um dos blogs que acompanhei  o www.anabeatrizgomes.blogspot.com, senti um respeito muito grande pelo assunto e participei de debates relacionados à Conferência realizada por Pierre Lévy no 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Informação em dezembro de 2010, está disponível no canal de vídeos do Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHTE), do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As séries de vídeos reproduzem na íntegra a conferência "Do hipertexto opaco ao hipertexto transparente" (From the opaque to the transparent hypertext). Segundo as informações dos organizadores do evento, "esta iniciativa é um esforço conjunto dos pesquisadores, produtores e organizadores do evento para estimular a divulgação da produção científica na internet, além de garantir o acesso livre e maior alcance a este tipo de produção". Ela disponibilizou um  acesso a  um  vídeo maravilhoso. Um vídeo  de um dos maiores incentivadores das novas tecnologias dentro da sociedade do conhecimento que é Lévy, eu não me canso de ouvi-lo falar e de ler seus livros e artigos. Ele é brilhante em suas colocações e nos auxilia a desvendar o universo das tecnologias frente à educação e a vida. Acredito que a educação esta sendo repesada com essa forma de pensar em educação de Lévy. Outra participação neste blog foi sobre TUTORIA E INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, a postagem feita pela Ana foi direcionado sobre uma reflexão sobre o papel deste mediador frente à ação da aprendizagem O sistema Tutorial é composto pela atuação de profissionais, organizados em procedimentos administrativos, pedagógicos e comunicacionais. Os tutores têm função de mediação pedagógica no processo educativo em desenvolvimento as funções dos tutores variam conforme o desenho pedagógico do projeto em Ead, devendo estar em consonância com ele. O tutor tem como principal função a pedagógica, no sentido de que busca o desenvolvimento de estratégias de ensino, buscando auxiliar o aluno a desenvolver e alcançar os objetivos da aprendizagem proposta. Tem função mediadora, motivacional, avaliativa, tendo papel de interlocutor, penso que é um dos caminhos, mas certo que o EAD pode salientar e reforçar. Acredito que é uma segurança para o aluno ter uma pessoa presente auxiliando nos seu desafio diário.
  O segundo Blog participativo foi www.educacaoadistancia.blog.br, interagindo com comentário sobre o evento I Seminário Nacional de Tutores de EaD o que pareceu adequado a nosso atual contexto. O texto fez uma abordagem sobre a necessidade de debater sobre essa nova ferramenta na área da educação. O surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação deu um novo impulso à educação a distância, fazendo aparecer, através da Internet, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento.  A educação à distância, antes centralizada no texto impresso, agora vai cedendo lugar para fontes eletrônicas digitais de informação, trazendo possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. Neste novo cenário, os papéis tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser mais bem compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. A educação a distância via Internet redefine substancialmente o papel do professor que agora assume posição diferenciada daquela conhecida historicamente.  A tutoria é necessária para orientar, dirigir e supervisionar o ensino-aprendizagem.  Ao estabelecer o contato com o aluno, o tutor complementa sua tarefa docente transmitida através do material didático, dos grupos de discussão, listas, correio-eletrônico, chats e de outros mecanismos de comunicação.  Assim, torna-se possível traçar um perfil completo do aluno: por via  do trabalho que ele desenvolve, do seu interesse pelo curso e da aplicação do conhecimento pós-curso.  O apoio tutorial realiza, portanto, a intercomunicação dos elementos (professor-tutor-aluno) que intervêm no sistema e os reúne em uma função tríplice: orientação, docência e avaliação. Assim como as novas tecnologias nos impulsiona cada vez mais a uma sociedade de conhecimento a segunda abordagem neste blog foi sobre A educação a distância facilita o adulto a acessar o conhecimento, sim o adulto, pois para ingressar em um curso em formato EAD, devemos estar preparados  e voltados a ideia de que somos agentes do conhecimento e que o ensino aprendizagem esta em nossas mãos.   Os avanços vertiginosos da tecnologia nos trazem novos objetivos de estudo e estimula novas abordagens para melhor usar os recursos tecnológicos disponíveis no nosso ambiente de ensino-aprendizagem. Explorar um campo que apesar de estar muito em voga continua a ser inquestionavelmente um espaço onde se confrontam atitudes de resistência é um desafio que se abre para o uso da criatividade, pois a Internet ou as Tecnologias, de Informação e Comunicação na educação é hoje uma realidade por se afirmar, apenas de ter todos os indicadores para a construção da aprendizagem. O desafio do educador é sensibilizar o seu aluno da importância dessa ferramenta na geração de conhecimentos. Trabalhar com a internet como um facilitador e dinamizador da aprendizagem. Sabe-se que a importância pedagógica do acesso a ciberespaço é que os alunos aprendem fazendo, em vez de aprenderem ouvindo. A conseqüência gerada dessa postura na aprendizagem é um comprometimento maior dos alunos em gerenciar seus conhecimentos, porque a metodologia adotada propõe uma pesquisa bibliografia e de campo, tendo como ponto de partida a observação do uso desse aplicativo tecnológico como recurso pedagógico. Para concluir minha observação coloco que o Blog se utiliza de uma linguagem cotidiana, sem compromissos com textos longos, embora não sejam proibidos. Também é possível explorar a linguagem visual através das imagens, tornando seu conteúdo mais prazeroso, auxiliando no desenvolvimento de habilidades importantes como gerir o próprio recurso, administrar, gerenciar as informações contidas. Os posts podem ser comentados, com isso é possível refletir sobre as colocações feitas. Uso do computador torna possível capturar algumas características do aprendiz à distância, e analisá-las de uma maneira análoga ao comportamento de um aluno de um curso presencial. Ou seja, as tecnologias podem proporcionar ao professor mesmo à distância uma visão bem próxima ou até a mesma visão de aluno que teria um professor no ensino presencial. Mas para isto é necessária primeiramente uma mudança de paradigma. A utilização de novas ferramentas tecnológicas em educação passa por uma mudança radical nos paradigmas docentes. O professor deixa de ser o único detentor do conhecimento e passa a compartilhar de uma sociedade aprendente. A utilização de Blogs em avaliação também reflete esta nova postura dentro da sociedade do conhecimento, abrindo portas para novas conquistas, descortinando novas possibilidades.

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